Parabéns! Tenho a alegria de comunicar que o Hotel Fazenda Cabugi foi um dos vencedores da categoria melhores hotéis fazenda do Brasil no Prêmio Melhores Destinos 2022. A premiação teve a participação de quase 15 mil leitores, o que a torna uma das mais importantes do setor no Brasil. Foram avaliados os quesitos conforto, estrutura e lazer, gastronomia e custo benefício. O Hotel Fazenda Cabugi foi eleito o melhor hotel fazenda da região Centro-Oeste na avaliação dos leitores. Esse é um grande reconhecimento da qualidade e excelência que vocês empenham em receber seus hóspedes! Para celebrar esse grande feito, estamos enviando a placa comemorativa do Prêmio Melhores Destinos e os adesivos de certificação, que serão recebidos apenas pelos melhores hotéis fazenda do Brasil. Eles são o reconhecimento de que, mais do que uma experiência superior, vocês alcançaram um nível de excelência que os tornam referência no setor em nosso país. Líderes que inspiram os demais empreendimentos na busca incessante de oferecer sempre o melhor aos seus hóspedes. Sem dúvidas um feito digno de ser celebrado! Recebam também os nossos parabéns, com os votos de que esse ano de 2023 seja de muitas conquistas e realizações e que vocês continuem brilhando como um dos melhores hotéis fazenda do Brasil, trazendo alegria e momentos inesquecíveis aos viajantes
Leonardo Marques – Fundador do Melhores Destinos
As águas que abastecem a Fazenda Cabugi e todas as instalações do hotel, incluindo o parque aquático, são oriundas de fontes preservadas dentro da propriedade. De altíssima qualidade, por receberem cuidados preservacionistas especiais, elas jorram de todas as torneiras do hotel. Esse extraordinário valor, considerada a poluição das águas no mundo atual, pode ser visto no contexto da hotelaria como um verdadeiro luxo, na melhor acepção da palavra.
Provindas diretamente de nossas nascentes, as águas do Cabugi apresentam temperatura fria em qualquer época do ano. Nos períodos de inverno são praticamente geladas. O parque aquático, abastecido com águas correntes de qualidade mineral, apresentava temperatura que tornava desconfortável o uso das piscinas para a grande maioria dos hóspedes. Conseguimos, com a utilização de sistema de aquecimento solar, elevar a temperatura das piscinas de 23º para 31º médios. As quatro duchas de hidromassagem despejam água a inacreditáveis, porém verdadeiros, 36º, em qualquer estação do ano. O sistema de aquecimento implantado tem feito enorme sucesso, embora caiba destacar que uma delas – a que recebe as águas diretamente das nascentes – permanece sem aquecimento para o deleite daqueles que preferem água mais fria, quase gelada. Apesar do aquecimento as águas continuam correntes e com a mesma qualidade, em todo o parque aquático. Vale a pena conhecer e curtir esse verdadeiro milagre da energia solar.
Importante frisar que as confortáveis acomodações do Hotel Fazenda Cabugi ficam estrategicamente afastadas das áreas de lazer e esportes, de modo a não incomodar quem vem descansar em seus aposentos. Projetadas com o cuidado de não imitar as edificações típicas de áreas urbanas, nossas construções utilizam materiais rústicos de bom gosto e qualidade criteriosamente escolhidos. Essa concepção tem o intuito de não descaracterizar o ambiente rural. A harmonia entre natureza, urbanismo, arquitetura, decoração e paisagismo é admirada pelos freqüentadores. A esmerada decoração, enriquecida com obras de arte e elementos artesanais “escolhidos a dedo”, empresta a todos os ambientes, agradável efeito que chama a atenção até dos mais desavisados visitantes. A combinação do cuidadoso paisagismo com charmosos e confortáveis espaços, distribuídos entre os jardins, propiciam momentos de intenso relaxamento.
A operação do espaço está devidamente estruturada, com tudo em seus devidos lugares, de modo a que o hotel funcione como foi planejado. Há funcionários destinados a cuidar das ações coletivas e de cada tarefa individual. Tudo está previsto para o atendimento rotineiro. Nas demandas fortuitas ou de emergência, as providências são tomadas imediatamente. Horários são cumpridos rigorosamente. Não se verificam atrasos em nenhum momento, a começar pela tirada do leite bem cedo, passando pelo café da manhã, almoço, jantar, até a última atividade do dia. Festas começam na hora marcada, músicos apresentam-se no horário pré-determinado. Piscinas, Bar, Recanto dos Adultos, enfim, todos os espaços funcionam conforme horários pré-fixados. Limpeza e higiene são itens levados a sério pela direção e toda a equipe do hotel. Desde o curral às acomodações, aos ambientes de preparo de lanches e refeições, jardins, piscinas, nascentes, restaurantes, trilhas etc, tudo é alvo permanente de observadores atentos e diligentes. A organização do espaço e o preparo da equipe contribuem para a tranquilidade geral do ambiente. São fatores preponderantes no equilíbrio da relação hóspede/equipe de trabalho. Entendemos que organização e qualidade estão intimamente ligadas e essa indispensável combinação leva, por fim, à melhoria da relação custo/benefício de qualquer negócio. Assim deve ser essa relação e assim é encarada por todos aqui.
Nossas refeições recebem tratamento mais do que especial de nossas treinadas e experientes cozinheiras. Frituras são evitadas ao máximo. A maioria das carnes são levadas ao forno ou cozidas, combinando pratos típicos da culinária regional e nacional a receitas de influência estrangeira perfeitamente incorporadas ao cardápio “verde-amarelo”. Exigimos de nossos selecionados fornecedores os melhores produtos do mercado. Frutas e verduras produzidas na fazenda estão livres de contaminação. Não utilizamos em seu cultivo inseticidas e adubação química. Todas as refeições são preparados com óleo de milho, azeite extra-virgem importado, manteiga pura de leite e sal marinho. Somos extremamente econômicos no uso de óleos, mesmo utilizando produtos de alta qualidade. Nosso cardápio não repete sequer uma receita de carnes (mais de trinta variedades) durante os sete dias da semana. O sabor da alimentação é segredo guardado a “sete chaves” por nossas cozinheiras. O tempero caseiro recebe leves pitadas de exóticos ingredientes cuidadosamente escolhidos. A culinária praticada no Cabugi recebe, há muitos anos, os mais rasgados elogios de nossa clientela e constitui um dos mais importantes atrativos do empreendimento.
Os membros da equipe Cabugi provém da zona rural ou de pequenas cidades do interior, locais onde a vida desacelerada e os hábitos de cordialidade, cooperação e solidariedade ainda continuam presentes. Embora de extraordinária importância para o segmento do turismo rural, essa cultura interiorana não é suficiente para proporcionar atendimento e serviços hoteleiros de boa qualidade. Há que qualificá-los profissionalmente, mediante programas permanentes de treinamento e reciclagem. É o que fazemos regularmente. Ressalte-se que grande parte da equipe conta com experiência acumulada em vários anos de trabalho no ramo. Alguns estão conosco há mais de dez anos. No Programa de Melhoria Contínua praticado há anos, foram estabelecidas as seguintes premissas: 1) o cliente é quem paga nossos salários; 2) oferecer bom atendimento e prestar bons serviços não é favor, é antes de tudo obrigação; 3) muito mais do que prestar bons serviços e bom atendimento, encantar a clientela é o objetivo permanente de nossa equipe de trabalho. Encantar, pra gente, é “adivinhar” anseios e necessidades dos hóspedes. É planejar e organizar tarefas, serviços e procedimentos de atendimento. É tratar a todos com empatia, permanecendo, todo o tempo, prontos a oferecer apoio. É ser cordial e atencioso no relacionamento com hóspedes e colegas de trabalho. É estar atento aos mínimos sinais de pedido de ajuda. É demonstrar determinação e segurança na prestação de serviços. É, enfim, manifestar precisão e boa vontade para a pronta resposta e para solução rápida, senão imediata, de todas as demandas.
Preservando sua característica essencial: descanso com conforto e qualidade, o Cabugi proporciona também a seus frequentadores um programa de diversão e lazer, com responsabilidade, a fim de que essas atividades não interfiram no sossego de hóspedes e visitantes, nem ofereçam riscos desnecessários a hospedados e visitantes. As áreas de lazer – piscinas, quadras de esportes, salão de jogos – estão afastadas do espaço destinado aos apartamentos. Essa eficiente estratégia, prevista no urbanismo do espaço, visa preservar o sossego dos que vêm ao Cabugi para descansar. Ao mesmo tempo estão bem definidos os horários de silêncio noturno nas áreas das acomodações. Há também locais apropriados à diversão dos que curtem um pouco mais de algazarra: Salão de Festas, Bar da Piscina c/ Karaokê, Salão de Jogos, todos devidamente afastados. No Cabugi, portanto, a política da boa vizinhança está muito bem equacionada. Há espaço e atividades para todos: tanto para os que curtem mais diversão, tanto aos que nos procuram para o merecido descanso. A parcela daqueles que buscam ambos os aspectos, diversão e sossego, tampouco deixa de ser bem atendida. A atenção com a segurança é o ponto alto de nossas atividades de lazer. Não se permite correria em cavalos e charretes, por exemplo, pelos riscos reais que esse tipo de atividade apresenta. Recomendações de segurança são atentamente observadas e levadas aos hóspedes por nossa equipe. Esses cuidados são parte integrante do “pacote de qualidade” oferecido pelo Hotel Fazenda Cabugi.
Implantado estrategicamente na zona rural do município de Alexânia-Go, o Hotel Fazenda Cabugi está localizado entre os três maiores centros urbanos do Planalto Central: Brasília = 96 km, Goiânia 124 km e Anápolis (73 km). A principal de via de acesso ao hotel é a BR-60, a mais importante rodovia da região Centro Oeste, hoje totalmente duplicada. O fácil acesso ao hotel, a partir de Alexânia, conta com apenas 4 km de estrada de terra boa batida. Pequenos veículos e ônibus de grande porte trafegam igualmente sem problemas por aqui, em qualquer época do ano. O Hotel Fazenda Cabugi fica próximo do lugarejo de Olhos D´Água, muito conhecido em Brasília pela interessante e famosa “Feira do Troca” que ocorre duas vezes ao ano, nos primeiros finais de semana de Junho e Dezembro.
Centro de convenções totalmente equipado O Hotel Fazenda Cabugi é o lugar perfeito para reunir sua equipe. A confortável estrutura e a dedicação de uma equipe experiente e treinada a receber eventos corporativos, há mais de 15 anos, é a combinação ideal para o sucesso de seu evento. A mistura de imersão total com tranquilidade, completa a receita para tornar altamente produtivos seus seminários, dinâmicas de grupo, workshops, reuniões de planejamento e avaliação de resultados e festas de confraternização. – Auditório com capacidade para 140 pessoas – 2 salas de reuniões – Secretaria equipada com computadores e impressoras – Equipamentos audiovisuais – Sinal de internet sem fio em toda a área do hotel.
Com altitude média de 1.060 m. o Hotel Fazenda Cabugi conta com clima super agradável na maior parte do ano. Com temperatura média anual de 21º, os extremos variam entre 12º nas noites mais frias de inverno e 30º nos dias mais quentes do verão. Com raríssimas noites de calor, o uso de cobertores, edredons e agasalhos mais pesados são indispensáveis na maior parte do ano. Contribuem para esse clima ameno e convidativo, a preservação de matas e áreas de cerrado, combinada com o plantio de mais de 15.000 árvores frutíferas e nativas da flora brasileira. Comparação entre a altitude do Cabugi com algumas cidades serranas muito conhecidas como destinos turísticos: Gramado (RS): 838 m Petrópolis (RJ): 821 m Serra Negra (SP): 925 m Cabugi (GO): 1.060 m.
A Fazenda Cabugi é área de preservação ambiental particular. A recuperação e preservação do ambiente natural recebem, há anos, atenção e cuidados especiais visando à ampliação das áreas de mata ciliar e de cerrado. Com o importante apoio do Clube da Semente do Brasil temos desenvolvido, desde 1987, intenso Programa de Reposição Florestal. A fauna/flora local cresceu sob os cuidados da preservação e do plantio de 15.000 árvores frutíferas e nativas da flora brasileira. Pássaros, aves e animais típicos da região, alguns em fase de extinção, convivem aqui em grande quantidade e variedade. Lobos-guará, macacos-guariba, seriemas, veados campeiros, canários-da-terra, bem-te-vis, raposas, quatis, emas e outros bichos, hoje vistos com facilidade, eram espécies raramente encontradas por aqui, há 20 anos. Na Fazenda Cabugi foi registrada recentemente a existência de mais de 60 espécies de pássaros. É espaço extremamente importante para os apreciadores da fauna e da flora do cerrado. O permanente cuidado com o meio ambiente tem contribuído igualmente para a abundância das águas na fazenda. Nascentes antigas aumentaram de volume e novas nascentes surgiram nos últimos anos.
Próximo das maiores cidades da região (Brasília, Goiânia e Anápolis), o Hotel Fazenda Cabugi guarda boa distância do burburinho dos centros urbanos cada vez mais agitados e estressantes. Cercado de pequenas e médias propriedades rurais proporciona a seus freqüentadores repousante ambiente, típico das zonas rurais mais distantes e preservadas. A fazenda, muito bem estruturada e organizada, é modelo de criação de gado leiteiro Girolando e cavalos da raça Mangalarga Paulista. Para o consumo interno de hóspedes e funcionários, produzimos muitos dos produtos oferecidos, como leite, queijo, frango caipira, ovo caipira, além de hortaliças e frutas cultivadas com manejo orgânico.
Rodovia GO-139, Km 10 Caixa Postal 45 Alexânia- GO (Olhos D’Água) CEP: 72.920-000
Domingo a 5ª Feira 7h30 às 18h
6ª a Sábado 7h30 às 22h
(62) 99458-6335 / (61) 9.9398-3777 / 9.9398-2322
(61) 3963.8070 / (62) 3336.3185 (62) 3336.1199
fazenda@hotelfazendacabugi.com.br
Projeto Visual e Desenvolvimento: Lavínia Design